A Estratégia do Oceano Azul para o sucesso profissional





Em momentos de forte competição e turbulência na economia, é fundamental programar novas estratégias na carreira para tornar-se mais competitivo. Uma das mais eficazes estratégias de carreira da atualidade, é aquela baseada no livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito pelo sul-coreano Cham Kim e a professora francesa Renée Mauborgne (Ed. Campus/Elsevier), que foi publicado em 36 línguas, em 180 países e é um dos maiores sucessos editoriais do momento.A idéia central que norteia esta estratégia é possibilitar que a empresa ou o profissional possa descobrir ou inventar seu próprio ambiente de negócio, assim poderiam nadar livres num oceano azul, sem concorrentes.Esta teoria foi baseada no estudo de muitos movimentos competitivos de empresas e pessoas de sucesso ao longo dos anos. Eles notaram fatores em comum que podem ser copiados por empresas ou pessoas, e a partir daí montaram sua metodologia.

Quatro são os passos desta estratégia:

• analisar suas competências, suas qualidades positivas e negativas;
• descobrir como está sendo percebido no mercado;
• montar seu plano tático estratégico de carreira;
• comunicar este plano ao mercado.

Comentários