Administração de relações com clientes, o termo de CRM (Customer Relationship Management) sempre volta a ser uma palavra da moda. Escuta-se muito em reuniões, publicações de negócios e em muitos meios de comunicação relacionados a melhoria empresarial. Embora exista uma grande porcentagem de pessoas que escutem o termo, na realidade muitas delas não sabem o que significa e qual sua verdadeira aplicação e benefícios tangíveis para as organizações.
Por isto e outras razões, muitas vezes escrevo artigos sobre o conceito de CRM para expor de forma clara o que é e para que serve.
Em trabalhos de consultoria acabo desenvolvendo uma seqüencia de perguntas para desenvolver o assunto e explicar como essa estratégia de negócios e as suas técnicas\ferramentas podem gerar benefícios em seus negócios.
Sobre isto podemos questionar a empresa com alguns questionamentos, como:
1 – O que é exatamente CRM?
2 – O CRM pode ser aplicável em minha empresa?
3 – Estou preparado para utilizar a estratégia de CRM?
4 – Por onde começo uma iniciativa de CRM?
5 – Que faço se a empresa não está preparada?
6 – Como podemos customizar o CRM a nossa empresa?
Com uma apresentação destes tópicos, trata-se de responder a estas perguntas e ajuda a compreender como obter proveito para a organização do CRM.
Cada empresa exige uma customização na medida certa sobre o CRM, não é somente uma tecnologia ou um software que se compra, instala e acredita que isto trará clientes satisfeitos e fiéis, os quais não compram nada da concorrência. CRM é uma estratégia de negócio que requer ser compreendida e aplicada de forma precisa em cada cliente.
Você tem clientes ou fãs?
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