Você tem Clientes ou Fãs?

Muitas equipes esportivas compreendem que a gestão de marketing é um fator crítico de sucesso.

Uma equipe pode compreender seu fã e com base em informações sobre ele pode inspirar mais do que o apoio, criando a fidelidade do cliente que pode transformar fãs em defensores de marca.

Ken Blanchard criou o termo "fãs delirantes" para se referir aos clientes que se impressionam tanto por uma empresa, que contam a todo mundo sobre ela.

Os times de esporte rotineiramente inspiram esse tipo de resposta de seus fãs, sendo este um fato que as empresas também podem trabalhar.

Em alguns casos como na empresa Apple, é difícil separar a percepção que se tem da empresa, de sua comunidade de fãs e sua paixão por ela.

Como as empresas podem construir esse tipo de relacionamento?

A chave é entender as necessidades dos clientes, e como a empresa pode atendê-las. Construir experiências que reflitam essa necessidade compartilhada fornece um foco para o marketing, e reforça por que uma empresa tem clientes em primeiro lugar.






Fonte: Peppers & Rogers (adaptado)

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