Implante uma cultura de CRM na sua empresa. Passo 1: Identificar

Identifique seus clientes. Não é possível estabelecer uma relação com alguém que não conseguimos identificar.

Assim, é absolutamente crítico “conhecer” os clientes individualmente, com o maior número de detalhes possível e ser capaz de reconhecê-los em todos os pontos de contato, em todas as formas de mensagem, ao longo de todas as linhas de produtos, em todos os locais e em todas as divisões.

Se a empresa não tem uma forma de identificar pelo menos uma parcela considerável de seus melhores clientes, ela não está preparada para lançar uma iniciativa one to one (ou talvez não tenha definido seus clientes de forma correta e deva tentar estabelecer relações com os revendedores e com os canais de distribuição, e não com os consumidores). Para o varejo, por exemplo, o processo de identificação pode exigir algum tipo de programa para o comprador freqüente, projetado para incentivar o cliente a “levantar a mão” e identificar-se todas as vezes
que ele vier à loja. Para uma empresa que negocia diretamente com outras empresas, por outro lado, a identificação pode envolver tentar saber os nomes de pessoas e posições específicas dos executivos da organização do cliente que podem influenciar ou decidir a compra.

Fonte: Peppers&RogersGroup

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