Com base em muitas perguntas, dúvidas de pessoas que entram em contato, resolvi criar 10 informações que todos devem saber sobre CRM. São elas:
1 - CRM não é software, CRM é uma estratégia de negócios com foco no cliente! O software é uma ferramenta.
2 - Se você comprar um software de CRM, não quer dizer que terá sucesso. 70 % dos projetos de CRM falham por falta de planejamento e 60% não atingem os resultados esperados.
3 - Ao começar um projeto de CRM, escute quem usará o sistema, consulte a opinião dos ususários finais, divulgue a idéia para os colaboradores.
4 - Algumas vantagens do CRM são: Segmentação de clientes, controle de equipe, histórico de contato, automatização de tarefas, manutenção dos clientes, identificação do potencial de mercado, e centralização de informações.
5 - Experiências dos clientes e informações das redes sociais hoje fazem parte de um CRM.
6 - Tenha um bom cadastro de clientes bom, atualizado, segmentado e com informações importantes sobre os clientes.
7 - É muito provável que tenha que rever seus processos de negócio. O Jeito como você trabalha e atende os clientes. Levantamento de processos é algo fundamental no CRM.
8 - Integre os departamentos da empresa. Todos devem ter acesso as informações de forma rápida.
9 - CRM é para o cliente, não para controlar equipe de vendas somente ou aumentar faturamento a curto prazo.
10 - CRM deve ser utilizado para fim de melhorar a eficiência de processo de negócio. Melhorar o atendimento, reduzir despesas e investimentos desnecessários ou em época de crise.
Sucesso esse artigo.... valeu
ResponderExcluirLuis Lacerda
Pontos muito bem levantados.
ResponderExcluirWalmir Basevic