Os investimentos necessários para um CRM passam pelos seguintes pontos:
CULTURA: Um empresa por si só não conseguirá implantar um CRM por conta, é muito dfícil.
Para isto seria necessário a preparação do ambiente para o CRM, seja com palestras, cursos.
Converse com alguem que conheçe, um palestrante de CRM, etc
SOFTWARE: Existem muitos software no mercado, pagos e caríssimos até softwares free, sem custo algum.
Depende da necessidade da empresa. Mas na maioria dos casos exite a customização do software de acordo com o negócio, isso pode ser incluso na aquisição do programa.
PLANEJAMENTO: Ai que vem o principal, nesse projeto o fundamental é que seja feito um planejamento com a participação dos usuários finais do software, levantamento de processos, definição de objetivos e metas.
CONSULTORIA: Importante nesses casos é o acompanhamento de um consultor para auxiliar no processo e planejamento, pois a maioria de projetos em CRM acaba fracassando. Na maioria das vezes por falta de planejamento.
VALORES:
CULTURA + PALESTRAS = Gratuito até R$ 100,00
SOFTWARE = Grátis até 10.000,00
PLANEJAMENTO + CONSULTORIA = 50\100 horas de consultoria distribuídas, incluindo levantamento de processos, acompanhamento, escolha de software, gestão de clientes, melhorias, acompanhamentos após implantação, a uma hora básica de R$ 30,00 - R$ 1.500,00 a R$3.000,00
Uma pequena empresa deve investir por baixo uns R$ 3.000,00 incluindo software e consultoria. Com empresas maiores o investimento vai subindo. Em torno de uns R$ 10.000,00 o software mais custos de licenças, treinamento, etc.
Devemos considerar não como custo somente, mas sim como investimento e retorno em satisfação dos clientes, indicações, aumento de faturamento, otimização da empresa, etc.
CicloCRM Consultoria www.ciclocrm.com.br
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