Sua empresa tem estratégias de Cross-Selling e Up-Selling?

Termos em inglês, desconhecidos, mas que com certeza você já deve ter vivenciado sem saber.

Cross-Selling e Up-Selling

Estas estratégias aumentam as vendas e ajudam a criar um vínculo maior com o cliente trazendo muitas vezes comodidade, mas isso só pode ser utilizado desde que o cliente veja vantagem e economia de tempo.


Algum dia você já foi a uma lanchonete fast-food e ouviu a seguinte frase: "O senhor não gostaria de batatas grandes, por apenas R$1,00 a mais? "


Isto é Up-Selling ou seja: Uma estratégia de venda para adicionar algo ao produto.

Já para o Cross-Sellling a frase seria a seguinte:  "O Pedido esta feito, senhor. Acompanha um Sunday de chocolate? "

Neste caso o Cross-Selling é utilizado para complementar a venda, ou seja, um produto extra.

Ambas ações, são simples mas de um impacto imenso no faturamento da empresa. Algumas empresas como McDoald's e a Dell Computadores utilizam estas estratégias de venda.

Para você ter uma idéia disso, a Amazon, empresa de e-commerce tem 35% de vendas a partir do Up-Selling e Cross-Selling.

Estas estratégias podem ter relevância se usarem o bom senso e oferecerem ao cliente uma vantagem, economia de tempo, algo que traga uma comodidade ao cliente.

Se não for bem utilizada pode comprometer a venda ou irritar o cliente.Deve existir a percepção do melhor momento para oferecer o serviço ou produto.


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