Em um mundo cada vez mais ágil e de fácil obtenção das mais variadas informações aliado a vontade dos clientes de interagirem com as empresas surgem novos tipos de clientes.
O CLIENTE TRADICIONAL é aquele que troca um valor financeiro por um produto ou serviço. Todos já conhecemos muito bem as características desse tipo de cliente, mas a cada dia surgem novos fatores que interferem no modo como agir com o cliente.
Para este tipo, a busca por preços menores ( inclui-se sites de busca como bondfaro, buscapé, peixe-urbano, etc) faz com que as empresas busquem outras formas de diferenciação.
Uma segunda característica desse tipo de cliente é que a cada dia o cliente exige um aumento de valor relacionado ao produto, ou seja....quer perceber que compra algo melhor ou com mais benefícios.
E por fim, a terceira característica que influencia no processo é a comodidade\facilidade na compra.
Nessa comodidade cito:
O CLIENTE TRADICIONAL é aquele que troca um valor financeiro por um produto ou serviço. Todos já conhecemos muito bem as características desse tipo de cliente, mas a cada dia surgem novos fatores que interferem no modo como agir com o cliente.
Para este tipo, a busca por preços menores ( inclui-se sites de busca como bondfaro, buscapé, peixe-urbano, etc) faz com que as empresas busquem outras formas de diferenciação.
Uma segunda característica desse tipo de cliente é que a cada dia o cliente exige um aumento de valor relacionado ao produto, ou seja....quer perceber que compra algo melhor ou com mais benefícios.
E por fim, a terceira característica que influencia no processo é a comodidade\facilidade na compra.
Nessa comodidade cito:
- A variação de canais de compra (loja ou e-commerce), atendimento ao cliente via SAC, Chat-online, visita em casa, pontos de venda, etc..
- Experiência com o produto e avaliação - antes de comprar o cliente pode experimentar, testar, e conhecer as avaliações do produto pela utilização de outras pessoas.
- Informações disponíveis - Os clientes estão mais informados sim, querem e sabem mais, tanto na loja quando no contato com sites...
- Agilidade na entrega dos produtos. A cada dia a rapidez faz a diferença na decisão de compra.
- Formas de pagamento variáveis - as mais variadas possíveis e em inúmeras parcelas é um diferencial que os clientes levam em conta.
Meus amigos, diante de um simples tipo de cliente e o mais comum, podemos perceber as inúmeras variáveis que afetam o relacionamento empresa x cliente.
Qual a sua estratégia de negócio para atender e reter mais clientes TRADICIONAIS?
Na próxima postagem sobre tipos de clientes, conheceremos o tipo de cliente INDIVIDUAL ou ÚNICO.
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