Quais os critérios que devem ser utilizados para a segmentação de clientes ?


Acredito que a segmentação de clientes tem como objetivo principal encontrar quais os clientes mais importantes e lucrativos.

Portanto a segmentação deve levar principalmente em conta a LUCRATIVIDADE e IMPORTÂNCIA do cliente.




Nesse contexto devemos compreender que temos os clientes de MAIOR VALOR, que estão no seu máximo de retorno para a empresa e os clientes de MAIOR POTENCIAL que ainda devem gerar um lucro ainda maior no futuro.

Lembrando do princípio de Paretto, podemos imaginar que esses clientes são em torno de 20% do total dos clientes e geram em torno de 80% do faturamento. 

Ainda devemos considerar que os outros clientes são importantes e devem passar por uma estratégia de melhora NO relacionamento com a empresa e que venham a gerar mais vendas e oportunidades e no futuro sejam clientes importantes.

Também é muito importante considerar a segmentação dos clientes por necessidade e não por produtos porque é algo vago e não traz informações maiores.

Diante de tudo isso, vale a pena compreender qual é a melhor forma de segmentação para a empresa!

Como, a partir disso, conseguimos melhorar o contato com o cliente?

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