Você conheçe todas as Categorias de Sistemas de CRM!



Sistemas de CRM geralmente são complexos e confusos para os usuários, ainda mais com a infinidade de empresas e fornecedores.

Saiba mais sobre os tipos que existem; como são classificados e quais os usuários desses sistemas.

Ao todo existem basicamente 8 categorias de CRM nesse tópico abordaremos os 3 primeiros:
SFA (Sales Force Automation)O SFA é um sistema voltado para Gerenciar Oportunidades, contatos; geração e envio de propostas.

Esse tipo de sistema é o mais comum e divulgado no mundo e trabalha com usuários internos (comercial) e externos (parceiros).

Muito cuidado ao desejar implantar um CRM e iniciar por este modelo, vender pode ser muito importante, mas manter um relacionamento com os clientes é ainda mais importante, em breve escreverei sobre Vendas x Relacionamento. Um dos mais conhecidos exemplos deste tipo são: Sales Force, Microsoft Dynamics e Sugar CRM, entre outros, e contam com o famoso painel de vendas, também chamado de pipeline ou Funil.

EMA (Enterprise Marketing Automation)Mais utilizado para o gerenciamento de campanhas de marketing, gerenciamento de listas e avaliação de retorno das campanhas. o público que utiliza esse tipo são de pessoas internas da empresa (depto. marketing e área comercial).

Lembrando que um sistema de CRM pode ter mais de uma categoria dentro dele, mas dificimente abrange todas.


Gestão de Serviços: Tipo utilizado para a gestão de solicitações, suporte ao cliente e bases de conhecimento. Os tipos de usuários desse sistema de CRM são voltados para área de atendimento e pós-venda.
Assine nossos próximos informativos para saber mais a respeito dos outros 5 tipos de CRM. Quem assina o conteúdo da newsletter tem a vantagem de receber a informação antes e no e-mail!

Comentários