Dica #1 - Facilite a vida dos seus clientes!
Um dos objetivos principais do CRM, depois de atrair, é MANTER o cliente por um longo tempo, isso representa aproveitar ao máximo possível o ciclo de vida do cliente.
O desafio para manter um cliente por um longo tempo na empresa está em boa parte, relacionado com o bom atendimento.
Se o cliente consegue enxergar uma vantagem de relacionamento, seja ela por facilidade de contato, rapidez de atendimento ou entrega rápida. PRONTO, ele tem grandes chances de ser leal à sua empresa por um bom período e a comodidade que a empresa oferece será uma barreira para que ele não troque sua empresa por outra.
Outro ponto que devemos pensar a respeito de facilitar a vida do cliente é a superação da expectativa do cliente, pois a cada dia mais empresas e produtos surgem no mercado. Se sua empresa atender ou apenas trocar um produto por dinheiro, qual a vantagem que o cliente verá em você?
A facilidade deveria ser vista como uma meta da empresa, devemos entender que o cliente precisa ter a nítida impressão que tem alguma vantagem em comprar, saber o real motivo porque ele compra de você! Não basta ter vantagem, ela tem que ser dita e repetida milhares de vezes.
Facilidade ao cliente pode ser traduzida em SIMPLICIDADE! Quer maior exemplo do que a ideia de abrir um simples sache de ketchup e como isso pode virar uma irritação. Crie soluções, facilite!
Para concluir, mais alguns itens importantes no atendimento ao cliente:
# Não peça informações ao cliente que você não vai usar!
# Não faça o cliente ficar repetindo dados cada vez que transferir a ligação para outro setor!
# Atenda o cliente e resolva no primeiro contato! Não diga que não pode resolver ou não tem a informação.
# Resolva o problema do cliente. Não de mais problemas para ele ou crie impedimentos.
# Estimule as criticas e sugestões!
# Use de tecnologia para automatizar processos.
# Treine muito bem os atendentes.
Um dos objetivos principais do CRM, depois de atrair, é MANTER o cliente por um longo tempo, isso representa aproveitar ao máximo possível o ciclo de vida do cliente.
O desafio para manter um cliente por um longo tempo na empresa está em boa parte, relacionado com o bom atendimento.
Se o cliente consegue enxergar uma vantagem de relacionamento, seja ela por facilidade de contato, rapidez de atendimento ou entrega rápida. PRONTO, ele tem grandes chances de ser leal à sua empresa por um bom período e a comodidade que a empresa oferece será uma barreira para que ele não troque sua empresa por outra.
Outro ponto que devemos pensar a respeito de facilitar a vida do cliente é a superação da expectativa do cliente, pois a cada dia mais empresas e produtos surgem no mercado. Se sua empresa atender ou apenas trocar um produto por dinheiro, qual a vantagem que o cliente verá em você?
A facilidade deveria ser vista como uma meta da empresa, devemos entender que o cliente precisa ter a nítida impressão que tem alguma vantagem em comprar, saber o real motivo porque ele compra de você! Não basta ter vantagem, ela tem que ser dita e repetida milhares de vezes.
Facilidade ao cliente pode ser traduzida em SIMPLICIDADE! Quer maior exemplo do que a ideia de abrir um simples sache de ketchup e como isso pode virar uma irritação. Crie soluções, facilite!
Para concluir, mais alguns itens importantes no atendimento ao cliente:
# Não peça informações ao cliente que você não vai usar!
# Não faça o cliente ficar repetindo dados cada vez que transferir a ligação para outro setor!
# Atenda o cliente e resolva no primeiro contato! Não diga que não pode resolver ou não tem a informação.
# Resolva o problema do cliente. Não de mais problemas para ele ou crie impedimentos.
# Estimule as criticas e sugestões!
# Use de tecnologia para automatizar processos.
# Treine muito bem os atendentes.
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