Black Friday - Curtir ou ser enganado!?










Muita gente tem reclamado nesse dia por causa das promoções enganosas do BlackFriday, mas afinal a ideia é boa ou ruim e o que CRM tem a ver com isso!?
O evento surgiu nos USA sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, chamada de "Black Friday" ("Sexta-feira Negra"), é considerada extraoficialmente o começo da temporada natalina no comércio. Qual é a ideia para os lojistas.... o "rolo"..... isso é feito como uma estratégia adotada por alguns lojistas na disputa por uma clientela cujos gastos devem crescer menos neste ano do que em 2011. Portanto é um evento Bacana e legítimo!

Até ai tudo bem, querer ganhar clientes antes da concorrência....mas tem muitas empresas abusando da fé dos clientes e inventando promoções... como essa charge mostra.



A frase bastante lida e relacionada com a imagem para tirar sarro das empresas é: "Black Friday, O dobro do valor pela metade do preço!"

Com base nisso, resolvi escrever esse post e dar uma 'dedada' no olho dessas empresas!

Primeiro ponto: CRM ZERO!  Se relacione com as empresas. O que leva uma empresa a querer enganar o consumidor ou alguns milhares de consumidores... 

Será que é aproveitar de quem é oportunista e ingênuo.... 

Estratégia mais adequada: Se a empresa fizesse um pouco de gestão e relacionamento com clientes, o black friday deveria ser usado para resgatar algum bom cliente que deixou de comprar ou desovar estoques encalhados.... no caso com clientes oportunistas (segmentados em alguma lista). Não vai mandar coisa encalhada (se for ruim) para clientes bons!!!

Segundo ponto: Preço nem sempre é o que manda! Mostre valor! As empresas deveriam aprender a se relacionar com os clientes e oferecerem vantagens ao invés de ficarem dando descontos! Quando você oferece desconto, você entra numa guerra de negociação com o cliente e outros fornecedores... se você ceder uma vez o cliente vai querer desconto sempre.

Estratégia mais adequada: Ofereça algo a mais na negociação, entrega mais rápida, um brinde, embalagem diferente, um atendimento diferenciado.... mas NÃO CEDA A CHANTAGEM de descontos.

Terceiro ponto: Não prejudique os outros por Tabela! Seja criativo. Querer levar vantagem em cima de outros é algo que prejudica a empresa em si.... mas fazendo isso no dia do evento faz com que o Black Friday e as outras empresas levem uma fama de que vão enganar  todo mundo... aproveito aqui e deixo uma dica para quem quer encontrar algo sério, um artigo de como não ser enganado. Black Friday - Como não ser enganado

Estratégia mais adequada: Seja diferente do mercado, faça algo em outra data, invente motivos bacanas durante o ano e que melhore o relacionamento com os clientes. Pode ser data de aniversário, semana ou mês de alguma profissão...por exemplo, Semana do Administrador .... nessa semana pessoas que apresentarem o CRA na compra ganham 20% de desconto ou mês da criatividade, mande uma foto criativa e concorra a descontos de até 60%.... isso cria um vínculo com o cliente e melhora o relacionamento.

Aproveitem o evento e antes de tudo, façam CRM com os clientes todos os dias e de todas as formas!

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