E-mail Marketing não morreu! Ele esta mais vivo do
que nunca...
Hoje comento sobre um item bastante popular na rede, a famosa lista de emails! A
primeira dica que sugiro para vocês é mais importante é:
1 - Não compre nenhuma lista de emails!
NUNCA compre emails, construa a sua
lista! Email
marketing é uma ferramenta fantástica e permite saber muita coisa sobre seus
contatos, mas tem muita gente queimando o filme de quem faz isso bem, não saia
disparando email pra todo mundo.
Essa é a
principal dica que posso te dar no quesito de email marketing!
Crie do zero
a sua lista...eu sei que é complicado, chato, demora e o resultado vem depois
de um tempo, porém a chance de ter resultados aumenta e muito a partir de
listas construídas!
Em uma lista
comprada a chance de abertura gira em torno de 2%, sem contar na grande
probabilidade de seu email cair numa black list e estragar sua imagem. No
SPAM!
O ideal é que
você planeje a criação de uma lista de email.
Analise itens como:
1. Qual o público que você quer atingir;
2. Que informação precisa saber deles;
3. Qual informação pode perguntar;
4. Qual informação vai conseguir indiretamente (não perturbe com perguntas desnecessárias);
5. Como vai atrair o público para assinar sua lista deve ser um item bem pensado também;
6. Como será o formulário de cadastro, onde vai ficar no site...etc.
Outras dicas para construir sua lista
de emails!
2 - Defina seu público: Você pode ter
várias listas de email, uma para cada assunto ou público que você trabalha. Afinal
em Marketing de Relacionamento, a segmentação de interesses manda no
assunto.
3 - Pergunte somente coisas uteis e que
vá utilizar: Pode parecer
estranho, mas muita gente gasta a paciência das pessoas com cadastros e
perguntas que nunca terão utilidade.
Pode
perguntar pra você mesmo, quantos cadastros e fichas preencheu e pra que serviu?!
Nem um email de aniversario você recebe deles!
Aqui é o
momento de pensar na construção da lista a partir da visão do cliente! Eu
preencheria um questionário de 50 perguntas?! Porque ele esta me perguntando
isso!?
As listas
mais básicas, pedem somente o email da pessoa e nome, às vezes somente o email.
Por mais incrível que pareça somente o email da pessoa já pode lhe trazer mais
informações do que imagina.
A intenção do
cadastro é iniciar o relacionamento e não saber a vida toda da pessoa, com o
tempo vamos interagindo e colhendo mais informações.
4 - De a possibilidade do contato dizer
o que prefere: Em
alguns formulários existe a possibilidade de o contato escolher as opções, quais
assuntos querem receber e o formato da mensagem (texto ou html).
5 - Sempre permita que a pessoa
faca o unsubscribe da lista: Não veja o descadastro de uma forma ruim, apenas
saiba que o seu conteúdo não é mais útil para aquela pessoa. Aproveite o
momento para saber o motivo que ela não quer mais, assim poderá aprimorar sua
lista.
Qual a
desculpa pra não ter a sua lista de emails?! Comece agora mesmo a criar a sua!
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