Personalize sua comunicação com o cliente

Em meio a tantos e-mails que recebemos, hoje fiz uma descoberta interessante em um site que vou contar abaixo para vocês.

Como recebo muitos e-mails e de vários lugares, resolvi cancelar alguns...

Vou comentar hoje sobre 3 itens:


Excesso de envios - Caso Dell - Eu tinha uma assinatura da Dell que resolvi cancelar. Motivo? Enviam e-mail praticamente a cada 2 dias e só com promoções e produtos. Desse jeito fica difícil continuar a receber e-mail deles. No formulário de cancelamento citei esses pontos para eles. Mas ai já era tarde, cancelei o envio. Eles perderam um contato.

Me espanta que uma empresa com  a Dell faça tanto envio de promoção.  Dica: Faça envio de conteúdo personalizado e atrativo. 


Interessante!    Personalização do envio - Em alguns casos e empresas é possível fazer a personalização do envio de e-mail.  No site  www.seloreserva.com.br de vinhos é possível definir a quantidade de e-mails que deseja receber por semana e outros tipos de informações como:


  • País do vinho
  • Preço
  • Tipo de matéria
  • receitas
  • Vinhos 
  • Uvas

Abaixo um modelo da tela.


Esse é um item bem importante e que deve ser levado em conta nos formulários de cadastro/atualização. Se não quer incomodar o cliente ou o cliente não tem tempo de fazer isso, faça você mesmo a partir dos cliques e visualizações do cliente.

Cancelamento de e-mail - Ninguém que tem listas gosta de perder um contato, mas existem alguns itens que devemos levar em conta. A opção de descadastramento deve existir, ser visível e de fácil realização.

Existem algumas pessoas que saem mandando e-mail e não colocam opção de unsubscribe. Isso é ilegal e não ajuda em nada na comunicação, apenas é uma propaganda chata e vai fazer o cliente ficar com ódio da sua marca.

Outro ponto importante no e-mail é perguntar o motivo do cancelamento, assim como a Dell fez o questionamento do por quê desisti, você também pode saber o motivo de perder contatos na sua lista.

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