Essa semana voltando pra casa ao meu lado passou um carro de um Cat Shop... achei estranho porque nunca tinha visto isso em Curitiba, mas depois pesquisei e existe em vários lugares e há um bom tempo.
Logo veio na minha mente a ideia de escrever algo sobre a Teoria da Cauda longa e como o mercado de nichos ajuda e muito a estreitar o relacionamento com o cliente.
Para quem nunca ouviu falar na teoria, segue abaixo a capa do livro e o link para um "demo" e-book, com possibilidade de um gosto da leitura.
Este é um livro muito interessante que fala sobre fragmentação de mercado e como encontrar nichos (mercados) ainda não explorados e lucrar com eles. O livro dá alguns exemplos como: Apple, Google, Amazon, etc.
O Livro não está completo, tem algumas páginas retiradas, mas dá pra ter uma boa ideia sobre o assunto. Veja aqui!
Quanto mais comum o produto, a empresa entra em um mercado de massa, com muitos concorrentes e pouca rentabilidade.
Voltando a ideia do Cat Shop e do relacionamento com clientes, vemos que é um mercado menor que os Pet Shops a casas agropecuárias de ração. Mas em compensação é um nicho pouco explorado e com alto potencial de lucratividade.
Se imaginar que tem um gato e leva ele em um Pet Shop, existem muitos clientes, produtos, animais, e pouca variedade do que interessa para você e seu gato.
Agora em um Cat Shop é tudo voltado para ele, as pessoas entendem muito mais de gatos, os produtos são somente para gatos, o público são pessoas que AMAM gatos e esse público tende a gastar mais com os animais.
Isso é ótimo em relacionamento com clientes porque existe um interesse maior e a proximidade com as pessoas permite um maior contato e porque não vender mais!
Mas não se iluda em VENDER somente, é preciso saber o momento certo. Educar e estimular os clientes a conversarem com você, mostrar coisas novas e descobrir o que eles precisam.
Nesse caso sua chance dos clientes comprarem mais coisas é muito grande por alguns motivos:
1 - Eles conhecem você e sabe o quanto você se preocupa com ele e os animais,a final você é um EXPERT!
(Pessoas confiam mais em especialistas).
2 -Você conhece o cliente e sabe quando e como oferecer o produto a ele. Não incomoda o cliente; (desde que faça sua lição de casa com Gestão de Clientes);
(Conhecer a necessidade do cliente).
3 - Pode estreitar o relacionamento, reforçando a marca na mente dele!
(O cliente tem maior aceitação a contato e informações enviadas pelas empresas, como por exemplo e-mail marketing inteligente e de conteúdo).
Deixe seu comentário sobre algum mercado de nicho e sua experiência.
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