Lição nº 1 de CRM! Manter clientes requer investimento...

Antes de qualquer coisa é importante saber que manutenção de clientes é o básico em marketing de relacionamento!




Manter clientes requer investimento! Conquistar novos custa até 10 vezes mais.

Parece controverso, mas a maioria das empresa que conheço investe mais na captação de clientes do que na manutenção. Por que isso acontece?





Geralmente pelo mesmo motivo que leva as empresas a venderem algo mais do que fazer pós venda. Clientes novos trazem mais retorno para a empresa do que os atuais! Pelo menos é assim que pensa a maioria das empresas.

Eu já vendi algo e o retorno já veio, agora preciso de um novo cliente...é um pensamento comum no mercado porque as empresas pensam no retorno imediato ou momentâneo.

Poucas utilizam um modelo de negócio recorrente ou de assinatura. É o famoso tesouro enterrado dentro da empresa que ninguém procura.

Dicas:

  • Procure rever seu negócio e onde pode melhorar a satisfação dos atuais clientes.
  • Avalie que produto ou serviço pode ser oferecido no pós-venda.
  • Indique serviços complementares após um certo período de compra.
  • Sempre mantenha um canal de relacionamento aberto com o cliente para saber o que e quando ele precisa de algo.
  • Invista mais tempo nos clientes atuais.
  • Solicite indicações de contatos para os clientes mais próximos.
  • Retribua a fidelidade dos clientes.

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